Tel: (71) 3116-7654 - (71) 98225-3161
secretaria.acbahia@gmail.com

Desafios da Bahia: nova serie de Webinários da Academia de Ciências

A Academia de Ciências da Bahia (ACB) apresenta uma nova série de webinários, intitulada “Desafios da Bahia”, que reunirá renomados pesquisadores para explorar temas cruciais para o desenvolvimento do estado. O primeiro evento desta série concentra-se no tema Transição digital, uma jornada rumo à capacidade de adaptar as necessidades humanas ao potencial do mundo digital.

Ainda este mes o projeto traz os temas “Assegurar um meio ambiente saudável e produtivo”, depois sera a vez da discussao sobre “Populações indígena e quilombola: Educação e CTI”. Ja em Abril estao previstos novos webinarios com temas como “Desenvolvimento cultural e socioeconômico dos baianos” e “Transiçao Energetica: desafios e perspectivas”. Outras temática serão divulgadas.

Este webinário promete mergulhar nas complexidades da transição digital, destacando não apenas os avanços tecnológicos, mas também as implicações sociais, econômicas e culturais para a Bahia. Com a participação de diferentes pontos de vista, espera-se que este encontro virtural aponte oportunidades e os desafios que essa transformação traz consigo. O encontro promove uma discussão sobre como a Bahia pode abraçar a transição digital de forma inclusiva e sustentável, impulsionando o progresso e a inovação em todas as esferas da vida

Pesquisadores

Para iniciar, o evento tem como mediador o epidemiologista Maurício Barreto, coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/ Fiocruz Bahia), membro da ACB e da Academia Brasileira de Cências (ACB). Os palestrantes são os pesquisadores Virgílio Almeida, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); também membro da ABC, o professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Wilson Gomes, membro da Academia de Ciências da Bahia (ACB); e também o professor da UFBA, Raimundo Macêdo.

Virgílio Almeida atua na área de Ciências da Engenharia desde 2006. É professor do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, foi secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), entre 2011 e 2016, e coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI). Já Raimundo Macedo tem formação em Ciência da Computação e é professor titular do Departamento de Ciência da Computação Interdisciplinar do Institudo de Computação da  UFBA. Foi o fundador e atual coordenador do Laboratório de Sistemas Distribuídos da UFBA (LaSiD).

Wilson Gomes ensina e orientador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea (Pos-Com/ UFBA), temas relacionados comunicação e política, política em ambientes digitais e democracia digital. Atualmente também é colunista do jornal Folha de S.Paulo. 

ACB nas redes sociais

Instagram Facebook YouTube
Apoio