Academia emite nota pela liberdade da crítica embasada e ponderada
Nota Pública da Academia de Ciências da Bahia
Contra os prejulgamentos açodados e pela liberdade da crítica embasada e ponderada
“E verdadeiramente, como o mundo se governa tanto pelos sentidos, podem às vezes mais os brados que a razão.“ A. Vieira
A Academia de Ciências da Bahia, preocupada com o atual cenário de polarização social e os prejulgamentos açodados que têm se tornado frequentes, vem expressar sua defesa pela liberdade da crítica embasada e ponderada. A crítica é essencial no ambiente acadêmico, pois, sem ela, impera o dogma. O reconhecimento e o respeito à diversidade são pilares para o desenvolvimento de uma sociedade justa e inclusiva.
No entanto, o crescente distanciamento entre as pessoas, alimentado por discursos polarizados e com difusão célere nas redes sociais, assim como prejulgamentos infundados, têm igualado críticas embasadas e discursos de ódio, de cunho pessoal e não construtivos. Tal postura prejudica o debate de ideias, reforça estereótipos e preconceitos, contribui para a perpetuação de desigualdades e injustiças e limita o desenvolvimento social e a busca do bem comum.
É fundamental que busquemos o equilíbrio entre liberdade de expressão e respeito ao outro. A crítica embasada e ponderada não deve ser confundida com ataques pessoais ou desqualificações. Devemos ser capazes de debater ideias de forma respeitosa, ainda quando delas discordamos.
Defendemos o respeito à diversidade, ao livre debate de idéias, à crítica embasada, mantida através de um diálogo republicano e respeitoso. Por vezes necessária, a dureza da crítica não deve se confundir com agressão. Conclamamos pela busca do entendimento mútuo capaz de superar a polarização social e permitir a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática. Salvador, 25 de setembro de 2023.
Salvador, 25 de setembro de 2023.