Prorrogadas as inscrições para Programa para Mulheres na Ciência
O prazo para inscrições no programa Para Mulheres na Ciência foi prorrogado para o dia 24 de julho. Realizado pela L´Oréal Brasil, em parceria com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências, o prêmio, que acontece há 18 anos no país, tem como objetivo promover e reconhecer a participação da mulher na ciência, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro. Todo ano, na edição local, sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática são contempladas com uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil cada, para dar prosseguimento aos seus estudos.
As vencedoras serão conhecidas no segundo semestre deste ano. Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 01/01/2015, sendo que, para mulheres com um filho, o prazo se estende por mais um ano e, para quem tem dois ou mais filhos, o prazo adicional será de dois anos. Além disso, a cientista deve ter residência estável no Brasil, desenvolver projetos de pesquisa em instituições nacionais, entre outros requisitos. O regulamento completo e mais informações sobre o programa estão disponíveis no site https://bit.ly/PMNC2023 .
De acordo com o último Relatório da Ciência da Unesco, as mulheres representam cerca de 33% entre os pesquisadores globais e menos de 4% por cento dos Prêmios Nobel são mulheres. “Este ano o programa L’Oréal-Unesco For Women In Science completa 25 no mundo e tivemos uma brasileira entre as grandes premiadas. Precisamos continuar incentivando as novas gerações de mulheres na ciência ajudando jovens pesquisadoras talentosas, em busca de maior representatividade feminina na ciência. Este é o grande objetivo dos programas locais, como o Para Mulheres na Ciência ”, diz Cristina Garcia, diretora de Pesquisa Avançada e Comunicação Científica para a L’Oréal América Latina.
Ao longo destes 18 anos no Brasil, o programa Para Mulheres na Ciência já reconheceu e incentivou 117 cientistas brasileiras, premiando a relevância dos seus trabalhos, com a distribuição de mais de R$ 5 milhões em bolsas-auxílio.
Fonte: Academia Brasileira de Ciências