ACB comemora o Bicentenário da Independência na Bahia com uma programação especial
ACB comemora o Bicentenário da Independência na Bahia com uma programação especial
Com o slogan “Dois de Julho pela Ciência”, a programação constará de um evento com as ministras Nísia Trindade Lima (Saúde) e Luciana Santos (CT&I) e a presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader, além de manifestação durante o cortejo no Centro Histórico de Salvador e um debate sobre a história do 2 de Julho pela visão popular.
De 1º a 4 de julho, a Academia de Ciências da Bahia comemorará o Bicentenário da Independência da Bahia com uma programação especial. Haverá palestras, debates e a participação de cientistas e educadores no tradicional cortejo do 2 de julho pelas ruas do Centro Histórico de Salvador. O foco é a valorização da ciência, da educação e do compartilhamento do conhecimento nas mais diferentes esferas.
“Neste histórico e simbólico 2 de Julho, a ACB conclama toda a sociedade para continuar lutando pela nossa Independência. Sem armas nem guerras, mas com força e entusiasmo para mudar o cenário das nossas vidas, tendo a ciência, a educação e a cultura como os nossos melhores aliados”, afirma o presidente da Academia de Ciências da Bahia, Manoel Barral, para quem “o apoio continuado à ciência e à cultura é um passo fundamental, de amplo impacto e longo alcance, pois sendo sustentado nos avanços tecnológicos e na inovação, aborda os desafios da sociedade e aponta soluções possíveis”.
A programação começará às 10h30 do dia 1º de julho, sábado, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA com a realização do seminário presencial “O 2 de Julho das mulheres: Liderança feminina na ciência”, que terá a participação das ministras Nísia Trindade Lima (Saúde) e Luciana Santos (CT&I), e da presidente da Academia Brasileira de Ciências (ACB), Helena Nader, além de outras autoridades e convidados.
A programação prossegue no dia seguinte com a participação de acadêmicos e integrantes de instituições parceiras no cortejo de 2 de julho, durante as comemorações da Independência da Bahia pelas ruas do Centro Histórico de Salvador. A concentração está marcada para às 8h, no Largo da Lapinha, com saída prevista para 9h. Para este dia, estão confirmadas a participação de instituições nacionais como a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Academia de Letras da Bahia, Academia de Engenharia da Bahia, além da Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Oeste da Bahia, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), IF-Bahia, Sociedade Brasileira de Física e a Fapex.
No dia 4 de Julho, das 16h às 18h, a Academia de Ciências da Bahia realiza o debate presencial “A visão popular de Independência no 2 de Julho”, O evento contará com moderação do acadêmico João José Reis (ACB e UFBA), e terá a participação de Wlamyra Albuquerque (ACB e UFBA), de Sérgio Guerra (UFRB) e de Hendrik Kraay (University of Calgary – Canadá).