Crime ambiental organizado pode voltar, alerta cientista Carlos Nobre
Nesta Semana Mundial do Meio Ambiente, o titular da Academia Brasileira de Ciências Carlos Nobre conversou com o jornal O VALE sobre a gestão e a política ambiental no Brasil. Confira:
Se quisermos salvar o planeta, temos que deixar tudo enterrado, declara o climatologista Carlos Nobre sobre os combustíveis fósseis. Enfático, o cientista alerta que o crime ambiental organizado pode voltar a se sentir à vontade na Amazônia, depois da sinalização recente dada pela Câmara dos Deputados com a aprovação de medidas que enfraquecem a legislação ambiental.
O pesquisador alerta que, sem políticas ambientais de prevenção e adaptação às mudanças climáticas, cada vez mais pessoas ficarão expostas aos desastres naturais, como o que ocorreu em São Sebastião, no litoral norte paulista, em fevereiro deste ano.
Em entrevista a OVALE, o pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo promoveu a transição energética e outras soluções alternativas para gerar desenvolvimento com as florestas em pé.
Presidente do Painel Científico para a Amazônia e integrante do conselho de administração do BNDES, que tem apoiado micro e pequenas empresas a descarbonizar as atividades econômicas, Nobre defende a bioeconomia e chama a responsabilidade do setor privado.
Confira abaixo os principais pontos da entrevista que Carlos Nobre concedeu à nossa reportagem, em razão do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
(…)
Leia a reportagem completa no portal O VALE.
Fonte: Academia Brasileira de Ciências / O VALE
Foto: Agência Brasil