Pesquisador Bernardo Galvão é eleito membro correspondente da Academia Nacional de Medicina
O pesquisador emérito da Fiocruz Bahia, membro da Academia de Ciências da Bahia (ACB) e também da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Bernardo Galvão, foi eleito membro Correspondente Nacional pela Academia Nacional de Medicina (ANM). Integrantes da entidade se reuniram em plenária para eleger novos membros e correspondentes, no dia 18 de maio. A escolha foi feita com base na significativa contribuição do cientista para a medicina. A diplomação dos novos membros ocorrerá no dia 8 de dezembro, na sede da ANM, no Rio de Janeiro.
Bernardo Galvão é médico especialista nas áreas de Patologia e Imunologia. Entre suas maiores contribuições, Galvão tornou-se conhecido por ter sido o primeiro cientista a isolar o vírus HIV na América Latina, o que posteriormente foi utilizado em políticas públicas de prevenção de contágio do vírus pela transfusão de sangue. Atualmente, o pesquisador é um forte aliado no combate ao contágio do retrovírus HTLV-1, que possui altos índices de dispersão na Bahia.
Sobre a Academia
A ANM é uma instituição com mais de um século de história. Foi fundada ainda sob o império de Dom Pedro I, em 1829. Com o objetivo de contribuir para o estudo e desenvolvimento das práticas médicas do país, os membros da ANM se reúnem periodicamente para debates e trocas de conhecimento. A Academia promove ainda premiações, congressos e cursos abertos.
Fonte: Fiocruz Bahia
Foto/Imagem: Fiocruz Bahia