Cientistas participam do Festival Pint of Science nos bares de Salvador
Discutir ciência na mesa do bar com pesquisadores? É essa a proposta do Festival Pint of Science, uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. A Fiocruz Bahia, junto com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), é uma das instituições organizadoras e participantes da edição de 2023 em Salvador, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de maio.
No primeiro dia, o tema das discussões será “Sustentabilidade”, com a presença da pesquisadora Nelzair Viana e dos pesquisadores da UFBA, Ronaldo Oliveira e Carolina Souza. Já no dia 23, o tema será “Sendo inspiração: Meninas e Meninos nas Ciências” e contará com a apresentação do projeto Meninas Baianas na Ciência, pela pesquisadora Natália Tavares; a discussão sobre “Síndrome de Impostor” pelo doutorando Matheus Jesus, além da conversa sobre ciência e responsabilidade social, ministrada pela aluna egressa da instituição, Jaqueline Goes.
O último dia de evento contará com roda de conversa sobre o médico cientista, pelo pesquisador Bruno Bezerril; debate sobre doença de Chagas com o pesquisador Fred Luciano e discussão sobre as inovações no campo de pesquisa em câncer, com a pesquisadora Clarissa Gurgel e sobre inteligência artificial com Daniel Almeida Filho, do CIMATEC.
Com o lema “Um Brinde à Ciência”, o festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015, reunindo pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. Além disso o evento visa inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país. O festival acontece junto com outros 25 países, totalizando quase 400 cidades em todo o mundo.
A organização do evento em Salvador conta com a coordenação geral de Denis Soares, diretor da Faculdade de Farmácia da UFBA, e coordenação adjunta de Valéria Borges, da equipe da Vice-Diretoria de Ensino da Fiocruz Bahia. A comissão local é composta por Jailson Alves (UFBA), Samuel Pita (UFBA), Daniel Almeida Filho (CIMATEC), Rafael Short (UFBA) e Marcio Santos (Fiocruz Bahia), como programador visual. A equipe de apoio é composta por discentes do Programa de Pós-Graduação em Farmácia (PPGFAR-UFBA) e da Fiocruz, incluindo discentes do Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana (PGPAT – UFB/ Fiocruz Bahia), Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PGBSMI), Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIIC) e Programa de Formação Técnica em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (Profortec) da Fiocruz Bahia.
Confira a programação. Para outras informações acesse o site https://pintofscience.com.br/events/salvador.
Fonte: Fiocruz Bahia