Tel: (71) 3116-7654 - (71) 98225-3161
secretaria.acbahia@gmail.com

Projetos do Cidacs/Fiocruz agraciados com Prêmio Péter Murányi 2023 Saúde

Dois projetos do Cidacs/Fiocruz (VigiVac e Aesop) receberam a segunda colocação do Prêmio Péter Murányi 2023 Saúde. O pesquisador Manoel Barral-Netto (Cidacs – IGM/Fiocruz), presidente da Academia de Ciências da Bahia (ACB) e coordenador dos projetos, participará do evento de premiação em São Paulo, no dia 26 de abril. Os projetos utilizam a vigilância digital como ferramenta inovadora para o enfrentamento da atual e futura pandemias. No VigiVac, avalia-se o impacto das quatro vacinas em prevenir infecção, hospitalização e morte por Covid-19 no Brasil. No Aesop, pretende-se criar um sistema para fornecer alertas antecipados, geograficamente localizados, de surtos, alimentado por dados digitais de saúde coletados rotineiramente.

Na apresentação do Projeto Aesop – Sistema de Alerta Precoce para Surtos com Potencial Epi-Pandêmico, o pesquisador Manoel Barral-Netto disse que o principal diferencial do Aesop é sua proposta de antecipar a detecção de surtos infeccioso, diferente das demais que são voltadas para a previsão de risco de surto. “O Aesop busca identificar geograficamente o início do surto através da análise de dados da Atenção Primária à saúde, venda de medicamentos e rumores nas redes sociais. […] O objetivo central é fornecer às autoridades de saúde informações sobre o local de início, da probabilidade de dispersão, dando base científica para a tomada de decisão sobre a maneira mais apropriada para controle ou mitigação do surto infeccioso”, afirmou.

PRÊMIO PÉTER MURÁNYI 2023 SAÚDE

2º colocado

Título: Vigilância digital como ferramenta inovadora para o enfrentamento da atual e futura pandemias: da avaliação de eficácia vacinal à previsão de novas emergências.

Instituição Indicadora: FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz (Reitoria)

Autores: Manoel Barral Netto, Luiz Landau, Vinícius de Araújo Oliveira, Izabel O. Marcílio de Souza, Pablo Ivan P. Ramos, Viviane Sampaio B. de Oliveira e Thiago Cerqueira-Silva

Síntese: Projeto de vigilância em saúde pública que utiliza estratégias de saúde digital para o enfrentamento de Epi/pandemias. A transdisciplinaridade é aplicada com o uso de duas linhas de pesquisa interligadas: a avaliação de eficácia vacinal (VigiVac) e a detecção precoce de novas emergências em saúde (Aesop). No VigiVac, avalia-se o impacto das quatro vacinas em prevenir infecção, hospitalização e morte por Covid-19 no Brasil; No Aesop, pretende-se criar um sistema para fornecer alertas antecipados, geograficamente localizados, de surtos, alimentado por dados digitais de saúde coletados rotineiramente. O sistema prevê a estimativa com maior precisão, mesmo nos estágios iniciais de um surto.

Fonte: Fiocruz Bahia

ACB nas redes sociais

Instagram Facebook YouTube
Apoio