Cientistas da Bahia estão entre os principais pesquisadores do mundo
Cientistas da Academia de Ciências da Bahia são destaques entre os principais pesquisadores do mundo nas suas áreas do conhecimento, de acordo com ranking publicado pelo Portal de Pesquisa Acadêmica Research.com. “É uma honra estarmos entre os melhores e vem comprovar a alta qualidade da pesquisa científica realizada na Bahia”, afirma o presidente da Academia de Ciências da Bahia (ACB), Manoel Barral Netto, que é destacado nas áreas de Imunologia e Medicina.
Além do presidente da ACB, estão na lista entre os principais pesquisadores do mundo, os acadêmicos Aldina Maria Prado Barral e Milena Botelho Pereira Soares (Imunologia), Edgar Marcelino de Carvalho Filho (Imunologia e Medicina), Maurício Lima Barreto (Medicina), Mitermayer Galvão dos Reis e Álvaro Augusto Souza da Cruz Filho (Microbiologia), Sergio Luis Costa Ferreira e Valfredo Azevedo Lemos (Química).
Também figuram no ranking do Research, os cientistas da Bahia Claudia Brodskyn e Roberto Badaró (Imunologia), Bruno Andrade (Microbiologia) e Louis Martin (Ciências da Terra).
O ranking do Research.com destaca os melhores cientistas, considerando os dados da métrica D-index (disciplinada pelo h-index), proporção das contribuições feitas dentro da sua disciplina, prémios e realizações do investigador dentro da sua área de atuação.
Considerado o portal de pesquisa número um para cientistas, a instituição internacional informa que “a Research.com realmente se preocupa com a qualidade e a visibilidade da pesquisa e nossa missão é oferecer aos principais pesquisadores uma melhor exposição de suas realizações. Nossas classificações de cientistas são baseadas em procedimentos transparentes baseados em métricas bem estabelecidas coletadas de fontes confiáveis de dados.
De acordo com o portal, o objetivo é inspirar pesquisadores, estudiosos, empresários e órgãos administrativos em todo o mundo a investigar para onde estão indo os principais pesquisadores e dar a oportunidade para toda a comunidade de pesquisa conhecer quem são os principais especialistas em áreas específicas de estudo em diferentes países.