Tel: (71) 3116-7654 - (71) 98225-3161
secretaria.acbahia@gmail.com

Academia dá posse a cinco novos membros em cerimônia emocionante

A Academia de Ciências da Bahia realizou na tarde da última quarta-feira, dia 8 de março, a cerimônia de posse de cinco novos integrantes: Meran Muniz da Costa Vargens, da área de Artes, Leonardo Gomes Teixeira, da área de Ciências Exatas, Agrárias e da Terra; Sheila Alvim de Matos e Viviane Sampaio Boaventura de Oliveira, da área de Ciências da Vida, além de Laio Magno de Souza como membro Junior.

A solenidade ocorreu no auditório da Fiocruz Bahia e foi conduzida pelo presidente da ACB, Manoel Barral-Netto, contando com as presenças do reitor da Universidade Federal da Bahia, Paulo Miguez; da diretora da Fiocruz, Marilda Gonçalves; e do diretor da Fapesb, Anderson Leite. O secretário estadual da Ciência e Tecnologia, André Joazeiro, foi representado pela pesquisadora Mara Souza.

A apresentação dos novos acadêmicos foi realizada pelos pesquisadores e membros da Academia Nadia Hage Fialho, Alexandre Schiavetti e Suani Rubim de Pinho. Coube a acadêmica Evelina Hoisel fazer o discurso de recepção aos novos integrantes. A professora, atriz e pesquisadora Meran Vargens falou em nome dos novos membros aceitos pela Academia, realizando um discurso entre poético e emocionado sobre as sutis relações entre arte e ciência. A cerimônia foi encerrada com um concerto musical do violonista Mario Ulloa.

A solenidade

A cerimônia foi iniciada com uma fala do presidente da entidade, Manoel Barral-Netto, que destacou o fato de aquela estar sendo a primeira sessão presencial de admissão de novos membros pós-pandemia da Covid 19. Por coincidência, estava sendo realizada numa data muito especial: “Hoje, Dia Internacional da Mulher, estamos realizando uma solenidade em que a mulher tem um papel de destaque. Entre os cinco novos membros, três são representantes do sexo feminino. Isso mostra uma faceta importante da nossa academia: trabalhar pela equidade de gênero”, observou.

Barral destacou ainda a “visão extremamente avançada” do idealizador da Academia de Ciências da Bahia, o ex-governador baiano Roberto Santos, ao possibilitar que a ciência pudesse dialogar com os campos social, cultural e artístico nos limites de uma mesma entidade. “A ACB já nasceu como uma academia de pesquisadores em variados campos, uma integração justa e necessária”, pontificou.

Também discursaram, na oportunidade, o reitor da UFBa, Paulo Miguez, a diretora da Fiocruz/Bahia, Marilda Gonçalves, o diretor da Fapesb, Anderson Leite, e a representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, Mara Souza. Em nome da Academia, dando as boas-vindas aos novos integrantes, falou a vice-presidente Evelina Hoisel, que disse esperar que os recém admitidos possam se juntar aos atuais membros na tarefa “de ampliar a voz da ciência, um dos mais sólidos elementos na luta por um mundo com igualdade e mais fraternidade”.

Representando os novos integrantes, a atriz e professora Meran Vargens fez um pronunciamento carregado de dramaticidade, musicalidade e muitas referências culturais, citando obras de criadores como Clarice Lispector, Caetano Veloso e Gilberto Gil, no plano nacional; e de Antonin Artaud e Bertolt Brecht, no plano internacional. Num dos momentos importantes do seu discurso, ressaltou o papel do ex-reitor da UFBa, Edgard Santos, como alguém que soube identificar e valorizar o “caldo cultural” da Bahia, criando na Universidade espaços artísticos que até hoje são referenciais importantes para a nossa cultura.

 

 

 

 

 

ACB nas redes sociais

Instagram Facebook YouTube
Apoio