Tel: (71) 3116-7654 - (71) 98225-3161
secretaria.acbahia@gmail.com

Pós-graduação em Ciência da Computação da UFBA conquista dois prêmios

Análise de fórum de gerentes de projetos ágeis, buscando soluções de problemas da indústria de software e qualidade e testes de software foram temas dos artigos “Technical Debt on Agile Projects: Managers point of view at Stack Exchange” e  “Analyzing test smells refactoring from a developers perspective”, publicados por pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação do Instituto de Computação da UFBA (PGCOMP/UFBA), que conquistaram prêmios “Distinguished Paper Award”, no início do mês de novembro.

Entre os três trabalhos científicos apresentados pelo PGCOMP/UFBA, os dois foram contempladas com o Prêmio de Distinção, na Trilha de Trabalhos Técnicos, no XXI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2022), que é o principal evento nacional dedicado exclusivamente à qualidade de software, organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O SBQS está na sua 21ª edição e os seus artigos são disponibilizados na Biblioteca Digital da Association for Computing Machinery (ACM), principal sociedade científica da área de computação.

SOLUÇÕES EM FÓRUNS DE DESENVOLVEDORES DE SOFTWARE

Apresentar soluções para problemas da indústria, a partir da análise sistemática de fóruns de discussão que reúnem desenvolvedores de software é objetivo do artigo “Technical Debt on Agile Projects: Managers point of view at Stack Exchange”.

O texto mostra como gerentes de projetos vivenciam e gerenciam problemas de dúvidas técnicas, durante o desenvolvimento ágil de software. O estudo é fruto do trabalho de pesquisadores do PGCOMP, com a participação do mestrando Eder dos Santos e dos doutorandos Felipe Gomes e Sávio Freire sob orientação do professor Manoel Mendonça, todos membros do Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas (LABES2) de UFBA. O trabalho foi desenvolvido, também, em parceria com os professores Rodrigo Spínola da Virginia Commonwealth University (EUA) e Thiago Mendes do Instituto Federal Tecnológico da Bahia (IFBA).

O grupo analisou o “fórum de discussões Stack Exchange Project Management, no qual profissionais inserem suas perguntas e outros profissionais respondem com sugestões de técnicas e estratégias para resolvê-las”, informou o mestrando Eder dos Santos.

A pesquisa teve início com o projeto de doutorado de Felipe Gomes, cujo objetivo é construir um conjunto de diretrizes para guiar análises em fóruns de discussão de profissionais de software, sistematizando técnicas de extração de conhecimento deste tipo repositório de informações por pesquisadores da área de engenharia de software.

O estudo é uma continuação do trabalho “Investigating the Point of View of Project Management Practitioners on Technical Debt – A Preliminary Study on Stack Exchange”, apresentado no início do ano na TechDebt 2022, principal conferência mundial na área de dúvidas técnicas em projetos de software.

O método seguido pelos pesquisadores foi a realização de “uma série de análises qualitativas para sobre as discussões em plataformas de perguntas e respostas (Q&A) – como a rede Stack Exchange – que fazem parte do dia a dia do desenvolvimento de software moderno, pois inúmeras questões são discutidas, trazendo o ponto de vista dos profissionais sobre possíveis soluções para essas questões”, informou o doutorando Felipe Gomes.

De acordo com Sávio Freire, que também é professor no Instituto Federal do Ceará – Campus Morada Nova, “essas plataformas geralmente contam com um sistema de auto moderação para as discussões entre usuários, tornando os dados disponíveis mais confiáveis”.  Dentre as plataforma, o  pesquisador cita que o  Stack Overflow, um dos sites do Stack Exchange, surgiu como o exemplo mais proeminente de repositório de conhecimento para profissionais de software, e que vários estudos já analisaram suas discussões em diferentes tópicos de engenharia de software.

O professor e orientador Manoel Mendonça complementa que “o trabalho continua em andamento e tem sido expandido. Atualmente, estamos investigando diferentes contextos inerentes ao desenvolvimento de software em diferentes fóruns de discussões, envolvendo cada vez mais estudantes, e apoiando trabalhos de mestrado e doutorado na área”.

A expectativa é obter “bons resultados e uma visão mais próxima dos problemas reais vivenciados na área, através das experiências adquiridas durante os estudos”. A pesquisa conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES).  O artigo está em processo de publicação, mas há uma versão pré-print, que pode ser acessada aqui.

QUALIDADE E TESTES DE SOFTWARE

Prover melhoria na qualidade de sistemas de software, e assim reduzir custos de produção e melhorar a experiência do usuário final, foi o principal objetivo do outro artigo premiado no XXI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2022): “Analyzing test smells refactoring from a developers perspective”,  de autoria do professor do programa do PGCOMP/UFBA, Ivan Machado, em parceira com os pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, Humberto Damasceno e Carla Ilane Moreira Bezerra, além de Emanuel Coutinho (parceria dos Laboratórios de Pesquisa AriesLAB/UFBA e Lean Research, da Universidade Federal do Ceará).

“O trabalho concentra-se na área da Engenharia de Software, mais particularmente em aspectos relacionados à Qualidade e Testes de Software”, informou o pesquisador do PGCOMP/UFBA, Ivan Machado. O artigo premiado faz um relato de uma pesquisa que “buscou compreender e avaliar a percepção de desenvolvedores de software acerca do impacto da refatoração de “test smells” (isto é, problemas recorrentes encontrados no código-fonte de testes de software), em atributos de qualidade, tais como tamanho, coesão, acoplamento e complexidade”, explicou Machado.

Ele acrescentou que “as descobertas desta pesquisa podem auxiliar os desenvolvedores de software a priorizar o uso de técnicas de refatoração de ‘test smells’, e torná-los conscientes dos benefícios reais dessas técnicas”. Por isso, o texto publicado recebeu um convite para a publicação de uma versão estendida no Journal of Software Engineering: Research and Development (JSERD), periódico da Sociedade Brasileira de Computação. A versão estendida incluirá resultados de uma pesquisa recente, que buscou avaliar como a experiência de desenvolvedores em projetos open-source influenciam na inserção de “test smells” no código de teste.

A pesquisa, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é resultado de um esforço colaborativo entre os grupos de pesquisa AriesLAB da UFBA, coordenado pelo professor do PGCOMP, Ivan Machado e Lean Research, da Universidade Feferal do Ceará/Campus Quixadá, coordenado pela professora Carla Bezerra. A cooperação possibilita investigar diversos aspectos relacionados às temáticas de Qualidade e Testes de Software, resultando em um número crescente de publicações científicas, tanto em conferências nacionais e internacionais, quanto em periódicos qualificados.  Os grupos Lean Research e AriesLAB têm realizado estudos empíricos e experimentais, bem como atuado no desenvolvimento de ferramentas de suporte à atividade de testes de software.

O texto do artigo que foi apresentado ainda não está disponível, mas a expectativa do professor Ivan Machado é que seja disponibilizado em breve e esteja livre para download em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbqs

Fonte: UFBA /  Josemara Veloso – Edgardigital

Foto: Edgardigital – O pesquisador do PGCOMP – IC/UFBA, Sávio Freire, recebendo o prêmio da organização do SBQS 2022.

 

ACB nas redes sociais

Instagram Facebook YouTube
Apoio