Aldina Barral recebe o Prêmio Mulher na Ciência da Sociedade Brasileira de Imunologia
A pesquisadora Aldina Barral recebeu o Prêmio “Mulher na Ciência” concedido pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI). Membro da Academia de Ciências da Bahia (ACB) e também da Academia Brasileira de Ciências (ABC), ela recebeu a premiação no dia 20 de setembro, entregue pela sua presidente, a professora Ana Caetano Farias, na solenidade de abertura do Congresso Anual da SBI realizado em São Paulo.
O Prêmio é concedido a cada dois anos para homenagear mulheres que se destacam na contribuição à imunologia. A presidente da SBI ressaltou as contribuições da Dra. Aldina no estudo da imuno-regulação das leishmanioses e pela liderança científica na área, lembrando ainda que a homenageada foi presidente da SBI.
Ao agradecer a premiação, a acadêmica ressaltou os esforços da SBI na igualdade de gênero, destacando que várias mulheres foram presidentes da SBI e estimulou a SBI a expandir os esforços de igualdade para as minorias sociais.
Mencionou, com preocupação, o momento atual com ampliação do descrédito na ciência lembrando que “manipular descobertas científicas por interesses obscuros é uma enorme ameaça que acaba abalando as bases do Estado Democrático de Direito” e que “depois de obter sucesso na defesa da primazia das decisões baseadas na ciência em todos os níveis, podemos estar muito perto de ser uma sociedade mais igualitária, e trabalhar como uma comunidade humana que mereça este nome”.