Brasileira na copresidência da Rede InterAmericana de Academias de Ciências
A presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, foi reeleita para a copresidência da Rede InterAmericana de Academias de Ciências (Ianas). O anúncio ocorreu durante a assembleia geral da entidade, em Córdoba, na Argentina. Na ocasião, também foi eleita a professora Karen Strier, dos Estados Unidos, que estará à frente do comitê executivo junto com Nader pelos próximos três anos. Esta é a primeira vez que a Ianas é liderada por duas mulheres.
O membro correspondente da ABC Jeremy McNeil, presidente da Royal Society do Canadá, deixa a copresidência da entidade após dois mandatos. No mesmo evento também foi montado o novo comitê executivo, que além de Brasil e EUA, conta com representantes de Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colombia e Peru.
Além da eleição, a Assembleia Geral da Ianas, que encerrou no dia 21 de setembro, abriu espaço para sessões temáticas com diferentes focos: transição energética, mudanças climáticas e saúde, publicações e periódicos predatórios, ciência aberta e ensino de ciências, tecnologia, engenharias e matemáticas (a chamada educação em STEM, do acrônimo em inglês).
Fonte: Marcos Torres para a Academia Brasileira de Ciências