Tel: (71) 3116-7654 - (71) 98225-3161
secretaria.acbahia@gmail.com

Professor da Ufba ganha prêmio na Inglaterra por pesquisa sobre cidades inteligentes

O professor da Escola Politécnica da Ufba, Karcius Assis (foto), numa área de convivência do Instituto Alan Turing, em Londres, no Reino Unido.

Karcius Assis propõe um “planejamento de capacidade e tráfego em que a inteligência artificial e a ciência de dados são de fundamental importância”. Ou seja, “a capacidade de processamento de dados de uma determinada região da cidade é que deve se adaptar ao evento”, completou o docente, que realizou a pesquisa de pós-doutorado como bolsista do programa Capes PrInt da UFBA, atuando como professor visitante no Smart Internet Lab da Universidade de Bristol, no Reino Unido (UK).

A pesquisa, voltada ao planejamento de cidades inteligentes usando técnicas de otimização, aponta que são necessárias “diversas outras aplicações a partir da análise de dados, pois existe um mix entre cidades inteligentes e Internet das Coisas (Internet of Things – Iot), uma vez que vários eletroeletrônicos já estão sendo produzidos com sensores que permitem conexão à Internet”, disse ele.

“Basicamente, as ideias são sobre o planejamento adequado de redes para o uso eficiente da tecnologia 5G/6G. Redes sem fio (wireless networks) e redes com fio (wired networks) trabalhando juntas e utilizando os recursos disponíveis de forma eficiente para prover cidades inteligentes necessitamos analisar certos aspectos”, afirmou mostrando como criar cidades mais eficientes, que permitem um tempo de processamento mais rápido para que os cidadãos interajam com vários objetos eletrônicos, dentro de casa e pela cidade, como TVs inteligentes, automóveis e outros dispositivos.

Assis concentra sua atenção na linha de pesquisa voltada ao “Planejamento de Cidades Inteligentes Usando Técnicas de Otimização”. Seu trabalho de pesquisa de redes 5G inclui técnicas de inteligência artificial com o objetivo de identificar a combinação ideal de tecnologias de rede de transporte, ópticas e sem fio e módulos de processamento necessários para oferecer suporte a serviços 5G, de maneira eficiente em termos de custo e energia, usando técnicas de machine learning (aprendizado de máquina).

O projeto, que foi definido com base na temática Capes PrInt da UFBA sobre Desenvolvimento de Tecnologia Para Cidades Inteligentes e Sustentáveis, iniciou em março de 2022, está em andamento e finalizará em outubro de 2022.  Na metodologia, o pesquisador utiliza “basicamente técnicas de otimização e ciência de dados”.

O trabalho é realizado em cooperação com outros pesquisadores do Smart Internet Lab da Universidade de Bristol, no Reino Unido e já realizou as seguintes publicações científicas no periódico do IEEE Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos:  “DRL-Based Long-Term Resource Planning for Task Offloading Policies in Multi-Server Edge Computing Networks” (Planejamento de recursos de longo prazo baseado em DRL para políticas de descarregamento de tarefas em redes de computação de borda de vários servidores) e “Techno-Economic Analysis of 5G Non-Public Network Architectures” (Análise Tecnoeconômica de Arquiteturas de Rede Não-Pública 5G).

SOBRE O PROFESSOR PREMIADO

Karcius Day Rosario Assis é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, tem mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Pós-doutorando na Universidade de Bristol-UK de 02/2015 a 01/2016. Foi professor adjunto da Universidade Federal do ABC e atualmente é professor adjunto da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, no Departamento de Engenharia Elétrica.

O docente concentra seus interesses acadêmicos na área de Engenharia Elétrica e de Computação com ênfase em Sistemas de Telecomunicações e Sistemas de Computação, principalmente nos temas relacionados às telecomunicações, redes ópticas, otimização e planejamento de redes.

SOBRE THE ALAN TURING INSTITUTE 

Alan Turing Institute está sediado na Biblioteca Britânica, em Londres (Reino Unido) e foi criado como instituto nacional de ciência de dados, em 2015. Cinco universidades foram fundadoras do Instituto – Cambridge, Edimburgo, Oxford, UCL e Warwick e o Conselho de Pesquisa em Engenharia e Ciências Físicas do Reino Unido. Oito novas universidades – Leeds, Manchester, Newcastle, Queen Mary University of London, Birmingham, Exeter, Bristol e Southampton – ingressaram no Instituto em 2018. Desde a sua criação, o Instituto tem sido financiado através de bolsas de Conselhos de Pesquisa, parceiros universitários e de parcerias estratégicas e outras.

Laboratório de Internet Inteligente da Universidade de Bristol é um centro de pesquisa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que aborda grandes desafios sociais e industriais. Com 200 especialistas em comunicações e redes ópticas de rádio/sem fio 5G, desafia a complexidade do mundo de amanhã, combinando experiência em pesquisa e inovação em uma variedade de áreas de pesquisa, como: Internet das Coisas (IoT), 5G, redes de transporte do futuro, cidades inteligentes, redes autônomas, Machine Learning, Inteligência Artificial, Convergência de Redes, Computação de Borda Móvel e Softwarização de Redes.

*Algumas informações são da Universidade de Bristol

Fonte: UFBA / Edgardigital –  Josemara Veloso

Foto: arquivo pessoal cedida para matéria

ACB nas redes sociais

Instagram Facebook YouTube
Apoio