Fórum internacional reunirá especialistas para debater tecnologia e inovação social
Segundo o coordenador da EFA 2030, Paulo Gadelha, o evento tem o objetivo de criar uma rede permanente voltada para a priorização da tecnologia social no esforço de realização da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A partir disso, diz ele, o “I Fórum Internacional de Tecnologia e Inovação Social para as Pessoas e o Planeta debaterá, além de aspectos conceituais, os facilitadores e barreiras para o desenvolvimento das tecnologias sociais; a promoção do protagonismo das comunidades nos processos de inovação e formulação de políticas, ciência cidadã e governança compartilhada; e a interação desses assuntos com fronteiras tecnológicas, a aplicabilidade e conexões com as políticas públicas”.
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, participará da abertura e será a palestrante da mesa Estado da arte e tecnologias sociais para a saúde, mediada por Paulo Gadelha. Os debatedores dessa mesa serão Xiaolan Fu, do Technology and Management Centre for Development, da Universidade de Oxford, Reino Unido; Adélia Maria Carvalho, da Secretaria da Saúde da Bahia, Brasil; e Naomar de Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia (TBC).
Entre os principais temas a serem debatidos no fórum estão o marco conceitual da tecnologia social, saúde, a água, o clima e a segurança alimentar e nutricional. As mesas serão estruturadas de forma a contextualizar o estado da arte das tecnologias sociais nestes temas e a dar exemplos de inovações sociais de sucesso implementadas por comunidades representativas, que estimulem o debate em torno dos temas de processos participativos, definição de prioridades, apropriação de resultados, escalabilidade e articulação entre experiências locais e políticas regionais e globais.
O fórum terá a participação de movimentos e instituições sociais, de integrantes da academia, de instituições multilaterais e representantes do poder público. “No âmbito nacional, será um importante momento para reforçar a articulação da forte tradição de práticas e movimentos que se conformaram no Brasil em torno do tema da tecnologia social, e, na arena internacional, promoverá a visibilidade e priorização das tecnologias sociais nos Mecanismos de Facilitação Tecnológica (TFM), principal instrumento para fortalecer o papel da CTI na consecução da Agenda 2030”, diz Gadelha.
‘NINGUÉM DEIXADO PARA TRÁS’
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um apelo mundial à ação, urgente e imediata, para combater a desigualdade, a fome e a pobreza; para mitigar e aumentar a resiliência aos efeitos da mudança climática; para preservar e restaurar a biodiversidade e os ecossistemas terrestres e marinhos; para assegurar que toda a humanidade possa desfrutar de paz e prosperidade global e, como objetivo maior, “não deixar ninguém para trás”.
SERVIÇO
Dias: 19 a 21 de julho de 2022
Local: Novotel Salvador Hangar Aeroporto, em Salvador, Bahia
Formato: híbrido
O evento é gratuito
Fonte: Fiocruz Bahia