Tel: (71) 3116-7654 - (71) 98225-3161
secretaria.acbahia@gmail.com

Pesquisa aponta a música como forma de auxiliar o ensino de Matemática

A Matemática é uma das áreas do conhecimento que está, abundantemente, presente na vida das pessoas e inserida em diversos campos do saber. Podemos encontrá-la até nas letras de músicas de diferentes gêneros, voltadas para diversas faixas etárias. É muito comum ficar refletindo no que é cantado, mas você já parou pra pensar na Matemática ligada a esses versos? Essa foi a proposta do trabalho de conclusão de curso da estudante Flávia Maciely Castro, na licenciatura em Matemática da Uesb, campus de Vitória da Conquista.

Com o tema “Entre versos e Matemática: a Matemática presente nas letras de músicas”, a pesquisadora criou um banco de dados para organizar o material encontrado, contabilizando 152 músicas de 14 gêneros, que mencionam a Matemática e seus conteúdos. Para delimitar o estudo, optou-se por analisar a presença da Matemática nas músicas sertanejas, uma vez que é o gênero musical mais popular do Brasil atualmente, chegando ao resultado de 33 músicas.

De acordo com Flávia, a Matemática se faz presente de diversas formas em diferentes letras de músicas. “A música permite uma aproximação entre o ouvinte e a Matemática, uma vez que está presente em nosso cotidiano. Ao ouvir uma música que traz referências à Matemática, é possível estabelecer essa proximidade”, evidencia.

Também foi percebido que, comumente, a Matemática é utilizada de forma metafórica. Foram identificados 53 conteúdos ou conceitos matemáticos presentes nas letras das músicas. O conteúdo mais explorado nas canções foi a porcentagem, presente em 14 músicas. Além disso, as operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) também foram amplamente exploradas, aparecendo em 11 músicas.

IMPACTO NO COTIDIANO

Para o orientador do estudo, o professor Júlio César dos Reis, pesquisas como essa mostram que a Matemática está em tudo, “até no momento do entretenimento. Música e filmes são coisas que a gente usa para relaxar e a Matemática está tão presente nelas e nas nossas vidas. Sem ela, não teríamos toda a tecnologia que nos rodeia hoje”, lembra Júlio.

Atualmente, Flávia atua como professora e já vem utilizando a música como forma de ensino contextualizada para seus alunos. Ela destaca ainda que as músicas que mencionam a Matemática em suas letras podem ser utilizadas em sala de aula para promover, justamente, um ensino interdisciplinar, capaz de relacionar a Matemática com a Arte.

Assim, é possível elaborar e aplicar atividades que explorem as letras das músicas, promovendo uma aprendizagem mais lúdica. “A Matemática é, frequentemente, vista como uma disciplina desafiadora, e o uso da música como instrumento pedagógico pode ser considerado um meio facilitador para a compreensão dessa disciplina” esclarece a pesquisadora.

Acesse o Ciência na Uesb e conheça mais pesquisas desenvolvidas na Universidade

Fonte: UESB (Por Joabson Silva)

Foto: UESB (Foto: Freepik)

ACB nas redes sociais

Instagram Facebook YouTube
Apoio