Tel: (71) 3116-7654 - (71) 98225-3161
secretaria.acbahia@gmail.com

Fapesb lança Edital 2 de Julho no Metaverso 

Imagina reconstruir episódios importantes da história da independência da Bahia utilizando a tecnologia como forma de criar materiais virtuais e didáticos para as escolas públicas baianas. Foi pensando nisso, e utilizando o bicentenário da Independência da Bahia como elemento de referência, que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou o Edital 2 de Julho no Metaverso. O novo edital destinará R$ 4 milhões para o financiamento das propostas aprovadas, sendo disponibilizados para cada projeto até R$ 660 mil. Os projetos deverão ser apresentados por pesquisadores vinculados a uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (pública ou privada sem fins lucrativos), localizada no Estado da Bahia, e que desenvolvam, obrigatoriamente, atividade de pesquisa de caráter científico ou tecnológico.

Para que a proposta submetida seja contemplada e receba apoio da Fapesb, um dos principais desafios para os pesquisadores é de apresentar ideias inovadoras no universo da linguagem virtual, de forma que consigam reconstruir a história da Bahia considerando um episódio genérico importante da independência baiana, tomando como referência um dos seis acontecimentos que estão indicados no Edital: Nova Junta Administrativa (12 de fevereiro de 1822), Convento da Lapa (19 de fevereiro de 1822), Cachoeira (25 de junho 1822), Pirajá (8 de novembro de 1822), Ilha de Itaparica (7 de janeiro de 1823) e Cidade de Salvador (2 de julho), além de heroínas e heróis da independência.

De acordo com o cronograma do Edital, o formulário eletrônico para preenchimento das propostas estará disponível a partir de 28 julho. A divulgação do resultado final do Edital será em dezembro de 2023. O edital 2 de Julho no Metaverso está disponível na aba editais do site www.fapesb.ba.gov.br.

Segundo Handerson Leite, diretor Geral da Fapesb, o edital busca atingir vários objetivos, dentre os quais o de homenagear o bicentenário da independência da Bahia e fomentar a pesquisa e o desenvolvimento das técnicas de construção de hologramas (imagens tridimensionais geradas por feixes de luz) e das realidades virtual e aumentada. “Além de gerar um material didático diferenciado para uso dos nossos estudantes e capacitar professores do estado no uso dessa tecnologia, a aplicação desse conhecimento em sala de aula reforça a ideia de que a aproximação com as tecnologias de ponta, no dia a dia, deve ajudar nossos estudantes a trilharem os caminhos da ciência e da tecnologia”, afirma

Presente no lançamento, Felipe Pereira, historiador e desenvolvedor de Games desde 2008, acredita que o novo edital é uma forma de potencializar outras iniciativas com essa linguagem mais lúdica do metaverso. “De alguma forma estamos dando um passo no caminho de adaptar um pouco mais essa linguagem para o público que temos em sala de aula hoje, que é muito diverso, dinâmico e que demanda muita interação”.

Leonardo Silva, presidente da Associação de Produtores de Animação e Games da Bahia (Gama), destaca a oportunidade que o Edital traz para o fomento da pesquisa e do desenvolvimento de novas linguagens. “Utilizar o metaverso, os games, as animações para contar as histórias da nossa cultura, aliando isso a empresas de conteúdo, a novos talentos e a universidades, é muito importante para perpetuar e contar melhor sobre essas memórias”, frisa Silva.

Fonte: Fapesb

Foto: Fapesb (foto Gabriel Pinheiro)

ACB nas redes sociais

Instagram Facebook YouTube
Apoio