Tel: (71) 3116-7654 - (71) 98225-3161
secretaria.acbahia@gmail.com

Pesquisador da Academia de Ciências da Bahia apresenta livro sobre Química Orgânica Sintética 

O pesquisador Silvio do Desterro Cunha, membro da Academia de Ciências da Bahia (ACB) e professor de Química Orgânica da Ufba, anuncia o lançamento do livro “Química Orgânica Sintética, Brasil 2022”, do qual é um dos editores. Com artigos científicos de pesquisadores de todo o país, este é o terceiro volume da série produzida pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O professor também é autor do artigo “Síntese Orgânica Temperada com Dendê”. Para conferir a obra na íntegra, acesse gratuitamente no site da E-Papers.

Com 700 páginas, o livro conta com 60 capítulos de autoria de pesquisadores de todo Brasil e, segundo os editores, revela “um retrato muito fiel do estágio atual da Síntese Orgânica brasileira”. Na apresentação, os editores afirmam que “como reflexo da maturidade e florescimento da Síntese Orgânica brasileira, há um capítulo especial que descreve a síntese total de vários produtos naturais isolados no Brasil e sintetizados por Químicos Orgânicos atuando em Universidades brasileiras”. E ressaltam que “das contribuições descritas nos capítulos que compõem o livro emana uma diversidade de temas que refletem a pluralidade e a atualidade da Síntese Orgânica brasileira”.

Síntese Orgânica Temperada com Dendê

Além de editor, o professor e acadêmico Silvio do Desterro Cunha também é autor do artigo “Síntese Orgânica Temperada com Dendê: Reflexões sobre a Reatividade de Substâncias Polifuncionalizadas e o Desenvolvimento de Métodos Sintéticos Aplicados em Sínteses Formal e Total”. Neste capítulo, o professor destaca a “ênfase que damos ao emprego de abordagens metodológicas e técnicas que proporcionem o atendimento da sustentabilidade dentro dos princípios da Química Verde, como reações multicomponentes, e o uso de sais de bismuto, como promotores da formação de ligações carbono-nitrogênio, de micro-ondas, e, mais recentemente, de mecanoquímica, como fonte de energia para promover as reações orgânicas sem o uso de solvente”. Ele também ressalta que “apresentamos aqui a evolução das pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa em Síntese Química Sustentável e Aplicada (GPSQ) com o entrelaçamento de fatos que culminaram com as escolhas profissionais que resultaram na nucleação de um conjunto de pesquisadores em Síntese Orgânica na Universidade Federal da Bahia”. 

Silvio do Desterro Cunha

Silvio do Desterro Cunha é Bacharel em Química pela Universidade Federal da Bahia, é Mestre em Química Orgânica e Doutor em Ciências pela UNICAMP. Professor Titular do Instituto de Química – UFBA, É o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA, membro da Câmara de Ciências Matemáticas e Naturais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, do Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG e Analista Químico da PETROBRAS. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Química e no Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente do Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente. Líder do Grupo de Pesquisa em Síntese Química Sustentável & Aplicada, é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente. Atua nas linhas de pesquisa de Síntese Orgânica e Química Verde, investigando reações multicomponentes promovidas por mecanoquímica e micro-ondas para a síntese de substâncias bioativas e de potencial tecnológico. Atua também em transposição didática para o ensino de graduação em química orgânica, criando experimentos, textos e materiais didáticos. É Membro Titular da Academia de Ciências da Bahia. 

ACB nas redes sociais

Instagram Facebook YouTube
Apoio