Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Pesquisadores de diferentes partes do mundo explicarão o que já estão fazendo e discutirão o que poderiam fazer melhor, para construir um futuro mais sustentável. Este encontro é um passo importante na jornada que cientistas, cidadãos e formuladores de políticas farão juntos ao longo deste Ano Internacional para garantir que a ciência básica auxilie na busca de um desenvolvimento mais sustentável em todo o mundo.
O objetivo do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, organizando em 2022, centra-se em estreitar as ligações entre as ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esta é uma oportunidade única para convencer todos os interessados de que, através de uma compreensão básica da natureza, as ações realizadas serão mais eficazes, para o bem comum.
O membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Serge Haroche (Collège de France) participará da mesa “O papel das ciências básicas na tomada de decisão”, a partir das 7h55 da manhã. A vice-presidente da ABC para a região de Minas Gerais e Centro Oeste Mercedes Bustamante (Universidade de Brasília) participará da mesa “Perspectivas sobre Ciências Básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, que terá início às 13h.
Fonte: Academia Brasileira de Ciências