Rede de Academias de Ciências promove webinário Série Água e Saúde nas Américas
Os tópicos serão abordados sob a “Classificação de Bradley”, estrutura conceitual que classifica os patógenos com base em sua via de transmissão, e não na epidemiologia tradicional, fornecendo um quadro útil para entender a relação entre a transmissão de doenças infecciosas e a água.
A série é coordenada pelo pesquisador brasileiro Fernando Spilki (Universidade Feevale, recomendado pela ABC), em conjunto com Ricardo Izurieta (University of South Florida), Ángel Alarcón (Universidad Indoamérica) e Enrique Terán (Universidad San Francisco de Quito). Os encontros serão virtuais, pela plataforma Zoom, e conduzidos integralmente em inglês.
21 de abril, 18h (horário de Brasília)
Tema: Water-based pathogens and diseases (Patógenos e doenças originados/com base na água) – infecções causadas por patógenos que se originam na água ou passam parte de seu ciclo de vida na água e outra parte como parasitas de animais aquáticos (hospedeiros intermediários). As doenças de origem hídrica podem ser controladas através da proteção das fontes de água, limitando o contato da pele com água contaminada e erradicando os hospedeiros intermediários.
* A sessão contará com conferência de Paula Rahal (Unesp)
Para participar desta edição, entre na plataforma Zoom com as informações a seguir.
Link: https://us02web.zoom.us/j/87664780061?pwd=KzVEM2ptdk5XQVpVTXYreUk1RHN2dz09
ID da sala: 876 6478 0061
Código de acesso: 105032
CONFIRA O PRÓXIMO WEBINÁRIO DA SÉRIE:
05 de maio, 17h (horário de Brasília)
Tema: Water-related vector borne pathogens and diseases (Patógenos e doenças transmitidos por vetores relacionados à água) – infecções causadas por patógenos com ciclos de vida associados a insetos vetores, por exemplo, mosquitos que vivem ou se reproduzem em/perto de água parada. Estratégias para controlar este tipo de doença incluem a destruição de criadouros de vetores, garantir a continuidade da água potável nas residências e a construção de sistema de drenagem para reduzir a exposição humana a insetos.
Fonte: Academia Brasileira de Ciências
Foto: divulgação