Professor Olival Freire lança novo livro sobre física quântica
Segundo o autor, o livro apresenta uma introdução acessível às controvérsias científicas de longa data dos séculos 20 e 21. O conteúdo técnico e científico é reduzido ao mínimo para garantir uma ampla audiência. Baseia-se na ampla experiência de autores de diversas origens, incluindo historiadores da física, físicos e filósofos da física.
Com base na ampla experiência de vários colaboradores que trabalham em física, história e filosofia, o livro descreve as principais teorias e interpretações da física quântica. Além do professor Olival Freire Jr, o livro conta com os editores Guido Bacciagaluppi, Olivier Darrigol, Thiago Hartz, Christian Joas, Alexei Kojevnikov e Osvaldo Pessoa Jr.
Este novo livro é considerado um guia essencial para todos os interessados na história das controvérsias científicas e na história da física quântica. Ele também fornece um exame fascinante do potencial da física quântica para influenciar novas descobertas e avanços em campos como informação e computação.
Currículo Lattes
Olival Freire Junior é Licenciado e Bacharel em Fisica pela UFBa, Mestre em Ensino de Física e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, Professor Titular da Universidade Federal da Bahia e Pesquisador 1-C do CNPq na área de História da Ciência. Pesquisa em história da teoria quântica, história da ciência no Brasil, e usos da história e filosofia da ciência no ensino de ciências. Realizou estágios de pesquisa pós-doutoral nas universidades Paris 7, Harvard, MIT e Maryland e no American Institute of Physics. Em 2004 recebeu uma Senior Fellowship do Dibner Institute for the History of Science and Technology, MIT, EUA. Em 2011 foi agraciado com o Prêmio Jabuti pela obra Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais, co-editado com O. Pessoa e J.L. Bromberg. Em 2020 foi cientista convidado do Programa Cesar Lattes do Cientista Residente no IdEA da Unicamp. Publicou mais de 80 artigos em periódicos especializados, 4 livros, 5 coletâneas e mais de 40 capítulos de livros. Dentre os livros, The Quantum Dissidents – Rebuilding the Foundations of Quantum Mechanics 1950-1990, em 2015, e David Bohm – A Life Dedicated to Understanding the Quantum World, em 2019. Editor do Oxford Handbook on the History of the Interpretations of Quantum Mechanics, a ser publicado em 2022. Orientou 13 teses de doutoramento e 20 dissertações de mestrado. Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência (2010-2012) e da Commission on the History of Physics – Division of History of Science and Technology (2013-2017). Integrou o conselho da History of Science Society (2018-2020); é membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Física (2021-2025). Integra o Comitê Assessor de História do CNPQ (2017-2023). Foi um dos criadores e primeiro coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (M/D, UFBA-UEFS, Conceito 5 CAPES). Foi Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBa (2014-2019) e atualmente coordena o CAPES PRINT UFBA.