Tel: (71) 3116-7654 - (71) 98225-3161
secretaria.acbahia@gmail.com

Academia de Ciências da Bahia solicita à Fapesb prorrogação de bolsas

Objetivo é garantir a continuidade do apoio aos mestrandos e doutorandos das IES.

Prezado Professor Marcio,

Como é do conhecimento geral a pandemia do COVID-19 tem causado transtornos a toda a população nos útimos dois anos, com agravante ao setor de Educacão,  Ciência e Tecnologia. No momento atual, as IES estão planejando/retornando as atividades. Além das atividades didáticas uma das nossas preocupações é com a Pós-Graduação Stricto Sensu.

Por um lado, as IES está de forma correta e adequada ampliando os prazos para os Mestrados e Doutorados como forma de compensar o período em que aulas e atividades de laboratório e/ou de campo estiveram suspensas. Por outro lado, temos o retorno das atividades teóricas e, especialmente, as que dependem de laboratórios. Nesse sentido, solicito a especial atenção de V.Sa a pelo menos dois aspectos:

i) A vigência das bolsas. Estas necessitam de avaliação e prorrogação além dos dois anos para o Mestrado e quatro anos para o Doutorado. A prorrogação é fundamental para garantir a conclusão dos cursos interrompidos por motivos alheios aos Estudantes, Professores e Dirigentes Universitários; e

ii) A manutenção de instrumentos. É conhecido e reconhecido que muitos trabalhos experimentais terão dificuldades imensas para retornar à “normalidade” devido a deterioracão de instrumentos, que estão paralisados há muito meses e/ou acondicionados em ambientes inadequados.

Nesse sentido, a Academia de Ciências da Bahia, ACB, solicita a especial atenção de V.Sa, no sentido de, por um lado, considerar a prorrogação das bolsas de formação no sentido de garantir a continuidade do apoio aos nossos Mestrados e Doutorandos. Por outro lado, considerar um programa de apoio à manutenção de equipamentos que, comprovadamente, estejam fora de operação devido à paralisação decorrente da Pandemia de COVID-19.

Certos de contar com a habitual atenção e sensibilidade de VSa, agradecemos antecipadamente.

Cordiais saudações,

Jailson B. de Andrade

Presidente da Academia de Ciências da Bahia, ACB

ACB nas redes sociais

Instagram Facebook YouTube
Apoio