Edgar Marcelino conquista Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico

Premiação deste ano foi dedicada à área de ciências biológicas e da vida


Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico chega a sua quarta edição com a escolha do Dr. Edgar Marcelino de Carvalho Filho pela sua contribuição à ciência e pesquisa na Bahia. A solenidade de premiação foi realizada na manhã da última quarta-feira, dia 12 de setembro, no Espaço Lazareto, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Além de uma placa de honra ao mérito, o professor foi contemplado com o valor de R$ 30 mil. Depois de premiar pesquisadores das áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, e das Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes, nas duas últimas edições, a premiação voltou ao início do ciclo, contemplando nomes que atuam no campo das Ciências Biológicas e da Vida. 


O evento contou com a participação do professor Roberto Santos, ex-reitor da Universidade Federal da Bahia e ex-governador do Estado; Lázaro Cunha, diretor-geral da FAPESB; Igor Batista Galvão, chefe de gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI); Marilda de Sousa Gonçalves, diretora do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia); Profa. Dra. Eliane Azevedo, representando a Academia de Ciências da Bahia; Thierry Correa, pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e Julieta Palmeira, secretária estadual de Políticas para as Mulheres (SPM).


O diretor da FAPESB, Lázaro Cunha, falou no início da solenidade agradecendo que a força e suporte dos pesquisadores para desenvolvimento da ciência na Bahia. “A partir desse comprometimento, seguimos com a responsabilidade de continuar estimulando áreas estratégicas para o nosso Estado”, afirmou. Na sequência, a Profa. Marilda Gonçalves, pesquisadora titular na Faculdade de Farmácia da UFBA, traçou um panorama do contexto da pesquisa científica na área da saúde.


Reconhecimento e trajetória

Nascido em Salvador, e com graduação em medicina pela UFBA, Edgar Marcelino de Carvalho Filho fez especialização em Reumatologia e Imunologia pela Universidade de Virgínia (EUA), além de mestrado e doutorado em Medicina e Saúde também na UFBA. O pós-doutorado de Marcelino foi concluído em Imunologia, no Weil Cornell Medical College (EUA). Com reconhecida trajetória, ele falou sobre a felicidade com a valoração da sua trajetória acadêmica e científica ao receber o 4º Prêmio Roberto Santos.





Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018.

VOLTAR