Células microbianas desconhecidas dominam todos os habitats da Terra

O estudo mostra que organismos nunca antes estudados podem ser importantes para o funcionamento do ecossistema

Micróbios desconhecidos por nunca terem sido descritos ou cultivados em laboratório predominam numericamente em todos os principais habitats do nosso planeta – a única exceção é o corpo humano. Esse é o resultado do estudo realizado pela professora da Universidade do Tennessee (EUA), Karen Lloyd, que publicou um estudo  sobre o assunto na revista American Society for Microbiology (ASM).


Esses organismos nunca antes estudados podem ser importantes para o funcionamento do ecossistema. Acredita-se que os micróbios tenham comportamentos incomuns "como sobreviver com pouquíssima energia ou crescer extraordinariamente devagar", segundo conclusões de Lloyd, que também afirmou que "é possível que não possam crescer sozinhos em cultura".


Essa pesquisa contou com a colaboração do Instituto Conjunto de Ciências Computacionais do Laboratório Nacional de Oak Ridge, que analisou 1,5 milhão de sequências de DNA coletadas em bancos de dados públicos e as comparou com as 26 mil sequências de DNA de micróbios que já haviam sido cultivados. Os cálculos levaram os cientistas a concluir que há aproximadamente cerca de 30 tipos de reinos e classes de micróbios que nunca foram cultivados e que representariam um quarto dos micróbios da Terra.


Fonte: Sputinik





Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018.

VOLTAR