Conferência do Secretário de Educação, Prof. Osvaldo Barreto, na ACB

 

A Academia de Ciências da Bahia (ACB), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) promoverão uma conferência ministrada pelo Exmo. Sr. Secretário de Educação, Prof. Osvaldo Barreto,  para apresentação do Projeto Ciência na Escola, a realizar-se no dia 3 de outubro, às 9 horas, no Salão Lazareto, Fapesb, localizada na Rua Aristides Novis, 203, Colina de São Lázaro, Federação, Salvador-BA.

O foco do Projeto Ciência na Escola é promover a educação científica dos estudantes do ensino fundamental nas aulas de Ciências e Geografia. O material didático utilizado é fundamentado em uma abordagem socioambiental e interdisciplinar.

O projeto Ciência na Escola inclui desde a formação de professores, realização anual da Feira de Ciências e também a edição de livros e materiais didáticos focados na realidade baiana, como o recém-lançado livro Bahia, Brasil – Espaço, Ambiente e Cultura”. A publicação traz conteúdos relacionados com o contexto ambiental, geológico, climatológico, hidrológico e biológico (biomas), com textos, infográficos, ilustrações, fotos, imagens de satélite, mapas, tabelas e gráficos da realidade vivida pelos estudantes nas distintas regiões da Bahia. Este ano, o projeto atende a 123.733 estudantes em 500 escolas, com a participação de 921 professores de Ciências e 921 de Geografia. Em 2013, o programa atenderá a todos os estudantes do ensino fundamental.

O evento faz parte da série de atividades de cultura e divulgação científica que a Academia de Ciências da Bahia (ACB) promove para o público baiano, sendo a participação gratuita. Não é necessário efetuar inscrição prévia.